top of page

São Paulo DC firma parceria com Federação Baiana para o desenvolvimento do Basquete 3x3 no Nordeste



Basquete 3x3


São Paulo DC firma parceria com Federação Baiana para o desenvolvimento do Basquete 3x3 no Nordeste


O trabalho referencial executado pelo São Paulo DC tem chamado a atenção de centros importantes do Basquete 3x3. Prova disso, é que a Federação Baiana de Basketball (FBB) promove na quinta-feira (05 de março), a partir das 19h30 (de Brasília), uma live (através do aplicativo Google Meeting), denominada ‘Case de Sucesso’, com participação do manager, Gustavo Bracco, e do treinador, Juninho Mariano, ambos do São Paulo DC.


Esse tipo de ação é o ponto de partida de um trabalho que o principal nome do Basquete 3x3 brasileiro e sul-americano fará em diversos estados para auxiliar no desenvolvimento da modalidade. “Começamos a fazer uma série de intercâmbios entre organizadores e proponentes, com intuito de democratizar e fomentar o Basquete 3x3, que ainda é muito recente no Brasil. Teremos uma atividade especial junto a Federação Baiana, com objetivo de levar conteúdo, das as explicações necessárias e ajudá-los a organizar, num futuro próximo, campeonatos estaduais e, posteriormente, a terem equipes competitivas disputando os principais torneios nacionais”, explicou Bracco.


Segundo o diretor da entidade baiana, Índio Lopes, este será o início de uma parceria, que promete muito. “Conversamos bastante com o Gustavo Bracco sobre as perspectivas do Basquete 3x3 no Brasil e tivemos a percepção das mesmas intenções, inclusive hoje, somos a única Federação no país a ter um Centro de Treinamento especifico da modalidade. O São Paulo DC já vive este esporte há muitos anos, por isso temos interesse em compartilhar suas experiências para montarmos nosso planejamento aqui na Bahia”, explicou.


Outro ponto importante é a capacitação dos treinadores locais. “A ideia inicial, além da troca de experiências, é que o treinador Juninho Mariano faça os cursos de capacitação dos nossos treinadores. Além disso, o Bracco auxiliará nos nossos projetos de desenvolvimento da modalidade em todo o estado, com vários polos de Basquete 3x3 espalhados, buscando recursos para colocar tudo isso em andamento”, relatou Lopes.


Para Juninho Mariano, esta iniciativa ajudará a modalidade a ser mais difundida no Nordeste. “Esse tipo de capacitação é algo necessário para o fomento do Basquete 3x3, além de uma boa oportunidade de falar sobre o que o São Paulo DC vem desempenhando, ou seja, demonstrando que é possível fazer um trabalho estruturado e realmente consistente. Quanto mais projetos tivermos espalhados pelo Brasil, mais salutar para a modalidade”, explicou Juninho.


“Nos sentimos muito felizes em ter o São Paulo DC como referência, com as pessoas querendo nos ouvir e se baseando no nosso projeto. Um dos objetivos da equipe era realmente ser exemplo e estamos alcançando isso participando de cursos, capacitações e palestras, como vai ocorrer na Bahia e em outras cidades nordestinas”, complementou o treinador paulista.


O diretor da Federação Baiana acredita que esta união vai resultar em muitos aspectos positivos. “Temos diversas possibilidades e um potencial enorme de crescimento; o Bracco vem percebendo isso e vai nos ajudar muito. A live será o primeiro contato com os nossos treinadores para eles conhecerem o projeto do São Paulo DC e saberem mais detalhes de como a equipe paulista conseguiu rapidamente excelentes resultados nos âmbitos nacional e internacional”, finalizou Índio Lopes.



O São Paulo DC3x3, equipe filiada à Federação Paulista de Basketball (FPB), é apoiado pelo projeto Drible Certo no Mundo, aprovado junto a Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. Projeto patrocinado pela Havan e Decathlon Brasil. Projeto Programa de Capacitação em Basquete 3×3, aprovado na Secretaria Especial de Esportes, Governo Federal. Patrocínio: Sabesp. Apoios: NAR – Núcleo de Alto Rendimento, UNIP, Smart Fit, Uniformes Overtime e Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF. Realização: B16 Incentivo e Instituto Futuros.


Fotos: Divulgação/SPDC

bottom of page