Preparação Física em Alto Rendimento



Basquete 3x3


Preparação Física em Alto Rendimento.



O preparo físico no Basquete 3x3 é muito importante, pois trata-se de uma modalidade dinâmica, rápida, de muitas alternâncias. Com esse panorama, o sucesso de uma equipe depende muito do trabalho multidisciplinar de sua comissão técnica, que precisa estar entrosada e coesa para alcançar um importante equilíbrio entre técnica, tática e físico.


Ciente dessa necessidade, o São Paulo DC conta em seu quadro técnico com o preparador físico, Leo Willians, de 24 anos, que além da experiência técnica ainda foi atleta profissional, e, por isso, conhece bem às necessidades dos atletas. “Como ex-atleta, me sinto privilegiado, pois consigo trazer para o trabalho o lado do jogador, enxergando o que vale e o que não vale numa preparação física de basquete, não importando sua vertente.”, relatou.


“O que muda é o tempo de ação e reação, ou seja, os movimentos que utilizam no jogo, que procuro transferir para o trabalho na parte física. Então, o trabalho deles é totalmente calculado e pensado, dentro do que vale e o que não vale”, acrescentou Willians.




“Outro aspecto fundamental é o sono, um atleta que não consegue dormir de maneira correta, com o tempo necessário de descanso, não tem uma recuperação rápida e plena do corpo. O que precisamos entender é que o esportista de alto rendimento tem que se acostumar com o cansaço”, relatou o ex-jogador.


No São Paulo DC, a preparação física caminha de mãos dadas com o atleta e com o lado ser humano dele. “É muito importante seguir essa linha. O trabalho físico é desenhado e determinado durante a semana com planejamento, mas temos que entender que ajustes podem acontecer, pois sempre queremos atingir o ponto chave almejado”, explicou Leo.


“O que buscamos é transformá-lo na sua melhor versão a cada dia. Assim, quando chegar o momento do jogo ele estará pronto, uma vez que a preparação física funciona como uma prova, se você está todos os dias treinando e se dedicando, quando chegar o momento crucial, quem se preparou vai bem na avaliação, ou seja, quem treinou corretamente vai conseguir êxito dentro de quadra”, finalizou Willians.




O São Paulo DC3x3, equipe filiada à Federação Paulista de Basketball (FPB), é apoiado pelo projeto Drible Certo no Mundo, aprovado junto a Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. Projeto patrocinado pela Havan e Decathlon Brasil. Projeto Programa de Capacitação em Basquete 3×3, aprovado na Secretaria Especial de Esportes, Governo Federal. Patrocínio: Sabesp. Apoios: NAR – Núcleo de Alto Rendimento, UNIP, Smart Fit, Uniformes Overtime e Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF. Realização: B16 Incentivo e Instituto Futuros.


Fotos: Divulgação/SPDC

#basketball3x3 #spdc #saopaulodc #saopaulodc #basquete3x3 #brasil #cbb3x3 #CBB

DESTAQUES
RECENTES